segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MULHER

Griff Maças Podres 
São muitas e únicas. São loiras, morenas, brancas, negras, lésbicas, bissexuais, engenheiras, filósofas, costureiras, caminhoneiras... Mas há entre todas elas uma fumaça densa que penetra pelos poros de todas e todos. A fumaça tem nome ciêntifico de machismo. São como muitas outras grandes nuvens criadas por ideias mirabolantes que os homens martelam por anos e anos, e mesmo um dia acordando e parando de martelá-las, elas continuam corroendo, como cânceres sociais.
No caso, o machismo é a ideia de que os homens são superiores às mulheres. Antes, a menina nascia como sendo posse do pai e morria sendo posse do marido. O fato é que, mesmo a resistência feminina sempre existindo e mesmo exaltando-se com o movimento feminista dos anos 60 e 70, quando se conquistou direitos como o voto, o divórcio, à proporiedade, o acesso a contraceptivos e cuidados com a gravidez, incluindo pré-natal e lincença-maternidade; ainda hoje, essa prática está em voga: no pensamento, na fala, na brincadeira e, principalmente, na prática.
Será mesmo? Se não, então responda-me porque, as meninas têm de lutar com muito mais garra e paciência a sua liberdade muito mais tardia do que os meninos? Porque no Brasil uma mulher é agredida a cada cinco minutos e em 70% dos casos foram praticadas por namorados, maridos ou ex-maridos? Porque as mulheres têm um salário menor do que os dos homens para um mesmo cargo? Porque 6,8 milhões de mulheres já foram espancadas pelo menos uma vez? Porque entre 84 países, o Brasil está em 7° lugar em assassinatos de mulhers? Porque o medo de toda mulher ao sair na rua não é de ser assaltada, mas sim, estuprada? Para tudo, uma única resposta: o machismo está presente no nosso mundo.
O cotidiano é repleto de exemplos que reforçam essa ideia, reproduzida pela mídia e por muitos de nós. Fazendo-se sentido por todas as mulheres diretamete ou indiretamente. Atitudes que parecem banais, mas reafirmam essa mentalidade. Tal como quando o seu companheiro quer controlar a roupa que usa ou o salto "para não ficar mais alta que ele" ou se te força a transar, de ir em algum lugar, de sair com alguém. Se não quer que trabalhe ou sente vergonha por ganhar mais que ele ou se acha que o serviço doméstico é dever da mulher. E se vocês adoram as músicas (que são muitas) que tratam da mulher como um objeto, sem opnião própria? Ese adoram um cerveja com uma mulher "gostosa"? Claro, porque assim "desce redonda", não é? Ah! E quando vão ver exposições de carros e cada carro tem a sua mulher do lado! Ou quando ficam rindo de piadas que transformam o humor em preconceitos, tipo "lugar de mulher é no fogão!". hahaha Como é engraçado! Mais ainda é quando, nas delegacias ouvimos as mil histórias de mulheres com os rostos e os corpos deformados, porque o marido estava bravo ou bêbado e bateu nela ou quando daquele assédio na rua, passou para um estupro... Isso quando elas vão pra delegacia! Porque mais legal ainda é ver a sua mãe apanhando e depois com medo de denunciar.
Mais legal é ver sua filha morta pelo namorado. Muito legal, não é? Não. Isso não é exagero, isso é algo sério que afeta mais de 6,8 Milhões de mulheres. E ainda há pessoas com a coragem de colocar a culpa na própria oprimida!
Isto tudo é um absurdo. É desumano, insensível e irracional. É necessário que mudemos (todAs e todOs) de atitude. Pense que cada vez que aceita, propaga ou coopera com atitudes machistas, você está colaborando com cada um desses crimes que humilham, traumatizam e matam em todo o Brasil e no mundo (na África do Sul uma menina tem mais chances de ser estuprada do que aprender a ler). É necessário que mudemos. Cada um de nós. Com respeito e resitência. Lembre-se! Feminismo não é o contrário de machismo.
 Malcolm Evans Cartoon
Feminismo é a luta pela igualdade entre homens e mulheres. E somente com a igualdade é que a Humanidade terá espaço.
Montagem de Eugênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário