quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Jardim Panorama

Folha de São Paulo - 16/10/2012

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/72265-empreiteira-de-luxo-paga-para-morador-deixar-favela-vizinha.shtml

"A JHSF é dona dos empreendimentos mais estrelados da zona sul de São Paulo, como o shopping Cidade Jardim, com suas luxuosas torres residenciais, além das três de escritórios, comercializadas a R$ 15 milhões o andar de 560 metros quadrados. A JHSF está comprando barracos de uma favela vizinha.(...)

Calcula-se que as casas de 120 famílias estejam na mira dos compradores da JHSF. Inclusive as que ocupam área da rua, da praça municipal e da viela para escoamento de águas pluviais -todas coalhadas de barracos que ficam a poucos metros das torres de escritórios (os varais de roupas, as crianças andando de carrinho de rolimã e subindo nas árvores, os cachos de banana estão ao alcance da visão dos executivos). (...)

Por cima das casas localizadas na rua Francisco Rebolo, veem-se barracos recém-construídos. Moradores dizem que eles apareceram há uma semana. "Teve muito incêndio de favela na cidade. Tem muita gente precisando de casa e aqui ainda tem espaço", afirma Domingos, 68, há 55 anos morador do local.
Como impedir a reconstrução das casas derrubadas e a chegada de mais pobres ao terreno? O executivo da JHSF é lacônico: para isso existem muros, cercas e seguranças."
Colaborou Lalo de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário